MINHA FAMÍLIA SO VIAJA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Isla Mujeres - Minha Família só viaja

MOCHILÃO EM FAMÍLIA: MÉXICO, BELIZE E GUATEMALA

Tivemos que decidir iniciar a viagem no inicio de fevereiro por um mês ou cancelar, tendo em vista que no quando estava na China, a chamada hoje, de Pandemia do Covit 19, não tinha chegado na América Latina, assim, começamos nossa viagem.
 
Seria uma imersão na cultura pré-colombiana presente no México, Belize e Guatemala, além de conhecer o maior polo de turismo mexicano em Cancún e região, poder conhecer a segunda barreira de corais maior do mundo em Belize e chegar ao maior ponto turístico da Guatemala em Tikal. Claro, que não poderíamos deixar de visitar Chichen Izta – uma das sete maravilhas do mundo moderno! Este foi nosso sexto mochilão em família: Eu, mãe e pai.
 
 
Pelo caminho aprendemos muita coisa sobre a influência da cultura maia nos países da América Central e Norte o esforço e organização desses em um dos turismos maiores do mundo. Tivemos dificuldade no acesso de informação na internet, devido não ser um roteiro corriqueiro, dificuldade em encontrar informações atualizadas, no fundo descobrimos que comprar as passagens na hora é melhor que comprar antes – pode dar economia, e que fazer o roteiro pode ser feito em transporte turístico ou local.
 
 
O que essa viagem nos deixou: que nossa América tem muito a ser descoberto, que não sabemos nada sobre a cultura maia/cultura precolombiana, que há muita segurança em viajar por esses lugares – tendo toda cautela necessária como em qualquer lugar do mundo, ver que nosso mundo é muito maior do que imaginamos, que o espanhol é muito pequeno perante o universo de línguas que existem na América, que existem milhares de sítios arqueológicos por aí esperando a ser desbravados, que o México-Belize-Guatemala possuem culturas lindas a serem conhecidas, que Belize tem um dos recifes mais bonitos do mundo, que conhecer Tikal é ao mesmo tempo muito e pouco perante o tanto de sítios arqueológicos que há na Guatemala. Que sair de Oaxaca junto a San Cristobal de las Casas é conhecer mundos bem diferentes! Que as fronteiras que passamos desses países, não foi nada perante as fronteiras que ultrapassamos dentro de nós mesmos! Guatemala quero voltar logo, logo!

 

PLANEJANDO UM MOCHILÃO

Gosto bastante de organizar minhas viagens com essa metodologia dos 5W2H, que também, pode ser utilizada para planejar praticamente tudo que fazemos em nossas vidas. Vamos começar a fazê-la:

PLANEJAMENTO INICIAL (USANDO METODOLOGIA 5W2H)

What – O que será feito?
Where – Pra onde ir?
Why – Por que ir?
Who – Quem irá?
When – Quando ir? Tipo de clima a ser enfrentado?
How much – Quanto custará?
How to do – Como será feito?
   – O que levar na mala?
   – Tipo de documentos necessários?
   – Kit primeiros socorros
   – Seguro de viagem
   – Como levarei meu dinheiro?
   – Contatos de emergência (Consulado Brasileiro no país que se visita, pessoas da sua família)
– Quais vistos são necessários?

O QUE SERÁ FEITO ? ( WHAT )

– Será feito um mochilão pela América Central e do Norte (pelos países: México, Belize e Guatemala)

Cidades que escolhemos passar:
– Ouro Branco – MG
– Belo Horizonte – MG
– Cidade de México – México
– Cancun – México
– Playa del Carmem – México
– Tulum – México
– Cayo Caulker – Belize
– Cidade de Belize – Belize
– Belmopan – Belize
– Flores – Guatemala
– Tikal – Guatemala
– Ceibo – Guatemala
– Teinosi – México
– Palenque – México
– San Cristobál de las Casas – México
– Oaxaca – México
– Ciudade de México – México
 
 
 
Cidades que escolhemos hospedar: 
– Cidade de México – México
– Cancún – México
– Playa del Carmem – México
– Cayo Caulker – Belize
– Cidade de Belize – Belize
– Flores – Guatemala
– Palenque – México
– San Cristobál de las Casas – México
– Oaxaca – México
– Cidade de México – México
 

 

POR QUEM SERÁ FEITO ? ( WHO)

– Será feito por eu, mãe e pai.

ONDE SERÁ REALIZADO? PARA ONDE IR? (WHERE?)

– VISÃO MACRO – Será feito esta viagem área de Belo Horizonte (MG) para São Paulo (SP), e de São Paulo (SP)  para Cidade do México (México), na ida e volta. ** Iremos de Ouro Branco a Belo Horizonte (vice-versa) de ônibus.
 

– VISÃO MICRO – ESTUDAR OS LUGARES QUE VOCÊ QUER IR – ROTA QUE IRIA COMEÇAR NA CIDADE DO MÉXICO E DEVERIA TERMINAR NA CIDADE DO MÉXICO.  Então começamos a estudar nossa lista de roteiros, o mapa desses países da América Central e América do Norte, roteiros de revistas e de outros blogs, junto com dicas de outros viajantes em muitos sites, informações oficiais dos países a serem visitados – que constam no site do Itamaraty, artigos de viagens e opiniões de amigos que moram em tais regiões. Tudo isso, foi para saber o que queríamos explorar no México, em Belize e na Guatemala dentro de nossos interesses. Foi assim, que decidimos comprar passagens promocionais pela LATAM do Brasil para Cidade do México (ida e volta) e iniciamos nossa viagem, apesar do risco de início da pandemia Covit 19!!! Nenhum desses países precisava do visto para brasileiros, e tinha um pouco conhecimento da Guatemala (devido a última viagem em setembro de 2019 para lá, devido ao voluntário).

 

Informações oficiais dos países a serem visitados:

Guia rápido para ingresso ao México Fonte: Tamara Rumo ao Porto
Minha Família só viaja
Guia rápido para ingresso ao México Fonte: Tamara Rumo ao Porto

POR QUE VIAJAR PARA ESSES LUGARES? (WHY?)

Será feita esta viagem para realizar de vários sonhos de conhecer a maravilha do mundo moderno Chichen Itza, aproveitando a proximidade serão visitados os países Belize (para conhecer as barreiras de recifes desse país, e mergulhar com tartarugas, raias e tubarões) e a Guatemala (para visitar o local mais demandado chamado Tikal). No México, passaremos por cidades próximas a Chichen Itza, como Cancun, Playa del Carmem, Tulum; chegaremos pela Cidade do México, assim visitaremos a famosa Teotihuacán, casa de Frida Kahlo e o famoso museu antropológico da cidade. Ainda, pelo México, ao voltarmos da Guatemala, passaremos por cidades com sítios arqueológicos e muita cultura mexicana, cidades como Palenque, San Cristobal de las Casas, Oaxaca.

Então, nessa viagem o objetivo é conhecer sítios arquelógicos, maias e pré-colombianos; conhecer as lindas praias do Caribe Mexicano e mergulhar na segunda maior barreira de corais em Belize.

 

QUANDO IRÁ? - WHEN : DECIDIR QUANDO IR. TIPO DE CLIMA NAS CIDADES DA VIAGEM.

Decidimos ir em meados de janeiro, assim, tivemos praticamente de duas semanas para preparar tudo. Antes deste tempo, tivemos estudando a região e todos esses países. Com base no que gostamos de fazer e em relatos de outros blogs/revistas sobre o que se pode explorar em cada cidade, escolhemos o mínimo de dias para passar em cada cidade, assim, programamos as passagens de ônibus (todas foram compradas na internet – antes da partida), bem como a hospedagem por meio do site booking (todos reservados na internet – antes da partida, e a maioria pago, antecipadamente), Tudo programado, tudo impresso, só seguimos a rota com seus imprevistos – ter tudo “anotado”/”impresso” será um grande fator para comprovar sua viagem, especialmente, quando tem-se fronteiras terrestres – dos três países, fomos questionados número de dias no país, local de hospedagem, passagem de volta e sobre nossos empregos no Brasil.

 

Pegamos a metade do inverno no hemisfério Norte, mês de fevereiro, vimos muito frio na Cidade do México e em San Cristobal de las Casas ao amanhecer, muito calor em Cancún e redondeza, muito calor em Belize e na Guatemala. Tivemos alguns chuviscos na Cidade do México e em Palenque.

 QUANTO VAI CUSTAR? - HOW MUCH -  ORÇAMENTO

Este momento será importante para dar prosseguimento as escolhas da viagem: hospedagem (barraca, casa, apartamento, couchsurfing,  hotel, resort, pousada, albergue), passeios (fazer ou não), transporte (alugar carro, ônibus, carona), trabalhar ou não para se manter. Todas essas escolhas são muito pessoais, não há certo ou errado, cada um viaja dentro de seus padrões, de seus limites, de seus costumes, dentro do que acredita ser melhor para si – então, não costumo criticar quem viaja em primeira classe e dorme em hotel 5 estrelas, pois se eu tivesse vários milhões de dólares, quem sabe esta não seria também minha escolha?

Independendo da escolha, o importante é você poder viajar, conhecer novas culturas, aprender a arte do desapego e voltar para casa um ser mais pleno, mais sábio, com muitas histórias de vidas e muitos lugares conhecidos na memória.

 

– Escolhemos usar o booking para fazer os orçamentos da hospedagem (cidade mais econômica foi Cidade do México, local mais caro foi Caye Caulker (Belize)) e fiz orçamentos dos passeios que tínhamos interesse e economizamos assim: na cidade do México fomos independentemente para visitar Teotihuacán (pegamos o metro e um ônibus na rodoviária e compramos bilhete no local, para voltar mesma coisa, na saída do sítio arqueológico pegamos outro ônibus para voltar e metro), fomos ao famoso Museu Nacional de Antropologia, ao museu da Frida (de metro e andamos uns 15 minutos),  andamos pela cidade do México de forma a querer conhecer cada cantinho desse gigantesco sítio arqueológico, fomos ao Palácio Nacional andando – o que facilitou nosso deslocamento na cidade do México, foi ficarmos próximo do metro e no centro da cidade.

Em Cancun, fizemos o passeio Chichen Itza, o preço ficaria quase igual de irmos independentemente, com a vantagem do Cenote, de um almoço e uma loja de artesanatos da região, pagamos 49 USD; também, fomos a Ilha Mulheres, Cozumel, Tulum, XCaret (compramos pelo site do parque antecipado e sai mais barato o ingresso) de forma autônoma, enrolando no transporte local e se virando pelo caminho.

Em Cozumel, ao invés de ir para um passeio de mergulho de 65 USD, acabamos andando pela orla, e eu encontrei dois pontos maravilhosos de mergulho (em frente a dois supermercados), já que tinha colete, snorkel e roupa de mergulho, foi só analisar a área para segurança e lançar nesse marzão – lindo por natureza!

Em Ilha Mulheres ficamos na praia do Norte e fiz snorkel perto do hotel Mia. Em Tulum fomos de transporte público parando no parque arquelógico, na volta andamos até o centro da cidade, e depois para regresso a Playa del Carmem (onde estávamos hospedados) paramos na Praia de Akumal para ver as tartarugas (confesso, que é linda a praia, entrada de 100 pesos, porém, recursamos de irmos ao snorkel com guia para ver as tartarugas pois era 300 pesos, pensei comigo, que seria possível ver tartarugas fora da área marcada de mergulho pago, e então, fui atrás delas, e foi dito e feito, fiquei perguntando o pessoal, e depois me falaram onde tinha tartaruga, e depois, era só observar onde tinha “montim” de gente fora da área paga, e fui lá nadando com meu snorkel e vi duas tartarugas mais lindas do mundo (uma adulta e uma baby).

Na Cocobongo, compramos nosso ingresso antecipado pelo site do local, e economizamos 10USD de cada pessoa. Em Cancun, também, fomos para a praia comum, e andamos por elas, passando em todas as “praias” privadas dos resorts. Em Cancun, visitamos algum resort que estava vendendo programa de viagem da hospedagem, e conseguimos um café da manhã de resort cinco estrelas, conhecemos esse resort maravilhoso por dentro e ganhamos tickets de ida e volta para Ilha Cozumel de ferry boat.

Em Belize negociamos os preços do ferry boat para as Ilhas Caye Caulker, e escolhemos o passeio full day ao invés do half day, para irmos a a reserva Hol Chan.

Na Guatemala, fomos independentes para Tikal, compramos nosso bilhete na rodoviária. Também, fomos independentes para o México, indo na van para o Ceibo (fronteira).

Em Palenque, fomos de transporte público para o sítio arqueológico, e em, Oaxaca, fizemos o mesmo.

Esses foram nossos passeios e as formas que encontramos para economizar. Estudamos muito a região, o que fazer, a história, a ponto de sermos independentes para saber onde estávamos e onde queríamos chegar, e isso foi essencial para um melhor aproveitamento de toda a viagem e bastante economia tivemos.

 
 
Link do Booking – site de hostels, hoteis e pousadas de preço baixo a alto

Quando eles reservar utilizando o seu link, eu recebo R$ 50 em meu cartão de crédito, e a pessoa que utilizar o site (cadastrar e hospedar por eles – receberá, também R$50,00). Obrigada!

 

                                                        https://www.booking.com/s/21_8/639788db

 

COMO SERÁ FEITO? - HOW TO DO: 

– VISÃO MACRO – COMO SERÁ FEITO O TRANSPORTE (GARANTIR IDA E VOLTA):  Primeiro passo do mochilão foi delimitar o dia de ida. Assim, conseguimos passagens de avião promocionais do site da LATAM, de Belo Horizonte para Cidade do México (com escala em Guarulhos/SP)

 
 
– VISÃO MICRO –  COMO SERÁ FEITO DEMAIS TRANSPORTES (ALUGAR CARRO OU IR DE ÔNIBUS) ENTRE OS PAÍSES:
 Para locomover na América Central/Norte nada melhor que o próprio ônibus, escolhemos de Cidade do México para Cancun irmos de avião VOLARIS  (companhia mexicana), demais trajetos dentro do México fomos de ônibus público, especialmente, uma empresa chamada ADO (maior empresa mexicana https://www.ado.com.mx/) com ela fomos de Playa del Carmem para Cidade de Belize, e em Belize, fomos em um transfer turístico para Flores/Guatemala (mas poderíamos ir em ônibus público) e de Flores para Palenque fomos de ônibus público (parando em cada cidade, jeito mais econômico e mais divertido, para apreciar a vida local e humilde). Sentimos bem seguros nesses três países.
  

– VISÃO MICRO – COMO SERÁ FEITO A MALA?
 

** usamos roupas confortáveis e frescas, para andar bastante em sítios arqueológicos e para muita praia! Levamos roupas de frio e impermeáveis, para frio e chuvisco de cidades altas como a Cidade do México e San Cristobal de las Casas.

Minha mala foi:

 
– 1 vestido para praia;
– 4 blusinhas de verão;
– 3 calças de tecido;
– 1 short;
– 1 colete jeans (não usei, devido a calor);
– 1 chinelo,
– 1 bota de caminhada;

– 1 blusa de frio mais grossa (para o ar-condicionado frio dos ônibus);
– 1 blusa corta vento e impermeável;

– roupas íntimas e meias;
– 1 protetor solar;
– toalha microfibra (economiza espaço na mala);
– creme para cabelo, shampoo, condicionar, pente;
– escova de dente, pasta dental, fio dental;
– filtro-solar;
– desodorante, perfume;
– bandeira do Brasil;
– celular e carregador;
– copos/talheres;
– bíblia sagrada;
– roupa neoprene para mergulho;
– máscara snorkel mergulho;
– colete salva-vidas para mergulho;
– roteiros, passagens, comprovante de acomodação e seguro impressos em uma pasta;
– lembrançinhas do Brasil (moedas do real, fitinha).

** importante colocar nome e endereço na mala (caso seja extraviada terá mais chances da recuperação).

– COMO SERÁ PREPARADA A CARTEIRA? – Dinheiro, cartão visa travel money, cartão de crédito habilitado para viagem internacional, passaporte, certificado internacional de vacina (Egito pede).

 COMO SERÁ PREPARADO O KIT PRIMEIROS SOCORROS? Preparamos com remédio para estômago (floratil e soro), dor de cabeça e pomada para batidas/tombos e band aid.

 – COMO SERÁ PREPARADO O SEGURO DE VIAGEM? Após uma pesquisa na internet e vários orçamentos escolhemos o Seguros Promo. O ideal é procurar, procurar, só fechar após muitos orçamentos, pois o preços oscilam muito.

 
 

– COMO SERÁ PREPARADO OS RECURSOS FINANCEIROS? Escolhemos levar o dólar (sem trocar nada no Brasil, trocamos no aeroporto e nas rodoviárias para poder chegar ao centro das cidades, e depois trocamos mais moeda no Centro das cidades escolhidas). Levei o Visa Travel Money.

 

– COMO SERÁ PREPARADO OS CONTATOS DE EMERGÊNCIA? Contato de emergência do Consulado Brasileiro (contatos de tais dados nas Informações Oficias de cada no país no site do Itamaraty – acima tem o link de cada país) em cada país que visita, pessoas da sua família; também deixamos com uma pessoa da família todo roteiro e uma cópia do seguro de viagem.

– COMO SERÁ PREPARADO OS VISTOS? TAXAS ENTRADA E SAÍDA DO PAÍS
http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/tabela-de-vistos-para-cidadaos-brasileiros

   Visto para México (PARA TURISMO – Dispensa de visto, por até 90 dias)
Taxa de entrada: 500 pesos (entrada por terra até 7 dias, quando compra a passagem área, essa taxa já está inclusa)
Taxa de saída: zero

 Visto para BELIZE (PARA TURISMO – Dispensa de visto, por até 90 dias)
Taxa de entrada: zero
Taxa de saída: 20 dólares ou 40 dólares de Belize

   Visto para GUATEMALA (PARA TURISMO – Dispensa de visto, por até 90 dias)
Taxa de entrada: zero
Taxa de saída: zero

 
 
 
Após este esqueleto realizado, nossa viagem estará mais estrutura e pronta para iniciar essa aventura.  E, sempre, lembramos que por mais organização e planejamento, sempre haverá algo que ocorrerá fora dos conformes, e neste momento que temos que contornar a situação, achando uma solução viável, pois sempre haverá uma luz no fim do túnel! Boa sorte! 
OPA CHEGAMOS A CIDADE DO MÉXICO!!!

 

O que fazer em 2 dias na Cidade do México?
 
Hospedamos no HOSTEL CIUDAD DO MÉXICO, literalmente ao METRO “ISABEL LA CATÓLICA!
 
Chegamos ao Aeroporto Internacional Benito Juárez e pegamos o metro saindo do aeroporto para a estação “Isabel la Catolica”. É bem barato o metro por 5 pesos, e muito funcional e seguro, andamos pela cidade do México pelos dois dias iniciais, e depois, antes de retornar ao Brasil, teríamos mais alguns dias nessa linda capital! É muito legal ver que cada estação tem um fato histórico e tem um ícone representando isso, dá pra ver bem, como essa cidade é uma “grande parque arqueológico” da antiga capital asteca Tenochtitlan!!!    
 
 
1° DIA NA CIDADE DO MÉXICO O QUE FAZER?
 
O que fazer em dois dia na Cidade do México? Como ir ao MUSEU NACIONAL DE ANTROPOLOGIA de transporte público?
 
 Como chegamos bem cedo, deixamos nossas coisas no “hostal Ciudad de México”, e decidimos ir ao famoso Museu Nacional de Antropologia.
 
Assim, fomos de metro (5 pesos), paramos na estação Chapultepec (mesma estaçaõ do Castelo Chapultepec, e do bosque Chapultepec). Caminhamos pelo bosque, e depois fomos para o imenso Museu Nacional de Antropologia (80 pesos). Uau! Como é grande tal museu, bem organizado, bonito, que pena que ler tudo levaria pelo menos dois dias. Andamos por todo museu, gastamos mais ou menos cinco horas por lá, e olha que foi pouco! É muito importante essa visita no início da viagem, para ter uma visão geral de todo México, e em outra oportunidade, é bom voltar para relembrar e ver o quanto de sítios arqueológicos você já conheceu e quanto falta a conhecer! Depois voltamos para o Centro da Cidade do México, fomos visitar o famoso Zócalo e andar por lá, e também, caminhamos pela famosa Rua Florida (Calle peatonal Florida)!
 
Site do Museu Nacional de Antropologia: https://mna.inah.gob.mx/informacion_general.php
 
2° DIA NA CIDADE DO MÉXICO O QUE FAZER?
 
O que fazer em dois dia na Cidade do México? Como ir ao sítio arquelógico TEOTIHUACÁN de transporte público? Como ir a Basílica de Guadalupe de transporte público?
Fomos visitar Teotihuacán, saímos cedinho do hostel e fomos de metro (5 pesos mexicanos) para o Terminal Central de Autobuses del Norte de Ciudad del México, chegando lá pegamos um ônibus (50 pesos mexicanos), na empresa Autobuses Teotihuacán, para o sítio arqueológico e, finalmente, chegamos. Para entrada pagamos 80 pesos mexicanos, chegamos na hora de abertura do local, às 09:00 horas, pela entrada número 1, em frente ao Templo Quetzalcoal.
Aproveitamos todos os momentos no sítio arqueológico, subimos na pirâmide do sol (mais alta), caminhamos por toda Avenida dos Mortos, e chegamos ao final a pirâmide da lua. Para irmos embora, por volta das 13:00 horas, saímos pela saída em frente a pirâmide da lua, e pegamos o mesmo ônibus para regresso ao Terminal del Norte.
Zona Arqueológica Teotihuacán - Cidade do México Fonte: Tamara Rumo ao Porto
A cidade pré-hispânica de Teotihuacán, com sua unicidade em todo o mundo e mais antiga da América, é considerada Patrimônio da Humanidade desde 1987.  Sua origem e seu abandono são grandes incógnitas pelos arqueológicos. Assim, muitos acreditam que foi construída por volta de 100 a.C., chegando em seu apogeu com aproximadamente 125 mil habitantes, sendo sede de uma sociedade mesoamericana bem influente na época, seja na política, economia, comercialmente, religiosamente e culturalmente. Seu abandono, por volta do 650 d.C, seria por falta de comida, destruição do meio ambiente, alguma guerra? São perguntas feitas até hoje pelos arqueológicos e turistas que visitam o local.
 
O que sabe é que quando os astecas chegaram, a mesma tinha sido incendiada e destruída, e depois, de conhecê-la eles passaram a considerá-la sagrada.
 
Após visitarmos Teotihuacán, voltamos para o Terminal del Norte, de lá pegamos o metro e paramos na estação a LA VILLA BASILICA, e caminhamos 5 minutos e estávamos diante dos santuários da Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México.
 
Site da Zona Arqueológica: https://www.teotihuacan.inah.gob.mx/
 
3° DIA NA CIDADE DO MÉXICO FOMOS VIAJAR PELA EMPRESA AÉREA VOLARIS PARA CANCUN
 
– Assim, fomos de metro até o Aeroporto Internacional Benito Juarez, de lá embarcamos rumo a CANCÚN. Outra opção para ir a Cancún, seria de ônibus pela empresa ADO, porém, como compramos antes a passagem aérea estava o mesmo preço do que 25 horas de ônibus.
 
– CHEGANDO EM CANCUN… COMO SAIR DO AEROPORTO?
 
Para sairmos do aeroporto de Cancún, pegamos um ônibus ADO (em frente a área de bagagem estava o stand de vendas), pagamos 94 pesos pela passagem a rodoviária de Cancún. De lá caminhamos para o Hostel Mundo Maya – a hospedagem no centro da cidade é bem mais barata do que na zona hoteleira. Nesse dia, andamos pelo Centro de Cancún, e descobrimos um dos melhores locais para compras de lembrancinhas! No próprio hostel, reservamos nosso passeio para o dia posterior para irmos a uma das sétimas maravilhas do mundo – Chichen Itza! Uhuuuuuu!
 

O que fazer em 3 dias na Cidade de Cancún?

Escolhemos dividir nossa hospedagem em Cancún e em Playa del Carmem, em Cancún ficaríamos 3 dias, e em Playa del Carmen 3 dias!

1° DIA NA CIDADE DE CANCÚN O QUE FAZER?

Andamos pelo Centro da Cidade de Cancún, descobrimos lojas bacanas, e à noite ao Parque Público, há muitas barracas de comidas e artesanias em ótimo preço (mais baratas que vimos em Cancún). Também, compramos as famosas marquesitas com nutella e queijo! Show de bola!

2° DIA NA CIDADE DE CANCÚN O QUE FAZER?
 
Bem cedo o pessoal do tour para Chichen Itza buscou a gente no hotel, e levou todos para a zona hoteleira. Pagamos 49 dólares no passeio, que incluia entrada, transporte, guia, um cenote com almoço buffet incluso (provamos a famosa “Cochinita Pibil, sopa de lima e pollo en escabeche”), visita a Valladolid  e um centro de artesanato maia – foi um preço muito bom, contratamos no mesmo hostel que estávamos em Cancún.
 
O guia explicou que Cancún (era um nome maia que significa ninho de serpente). Fomos em uma estrada construída em cima de um caminho maia, que passa por 17 comunidades maias (que hoje, vivem do turismo, graças a estrutura criada que defende o direito deles do comércio e turismo). Nessa região da Riviera maya são 280 grupos indígenas, que aprenderam com o turismo a ter uma nova atividade, essa com cenotes, almoços fartos, artesanatos em um mercado comunitário e bebidas maias.
 
Os cenotes foram formados através de uma pedra de calcário, que é uma esponja gigantesca que filtra toda água da chuva, por milhões de anos. A água filtrando formou rios subterrâneos e um pedaço da pedra que não aguentou, afundou e formou um poço, que chamamos de cenote. Eles podem ser abertos, parcialmente abertos ou fechados. Nessa região do México há mais de 10.000 tipos de cenotes dos três tipos.
 
Visitamos o mercado maia, cenote e almoçamos em uma aldeia maia. Depois fomos para visitar Chichen Itza (que também, tinha seu cenote sagrado – e que teve seus bens sagrados extraviados, por uma pessoa, que comprou tal terra, sabia da história, e usou uma retrocavadeira para retirar todos bens sagrados maias de dentro do cenote, triste história). Ao final, passamos para visitar a cidade de Valladolid, que clima bonito!
 
3° DIA NA CIDADE DE CANCÚN O QUE FAZER?
 

Fomos bem cedo para a Ilha das Mulheres, pegamos o ferry boat em Puerto Juarez (compramos ida e volta junto, pois é mais barato do que comprar apenas a ida) está localizado um pouco depois do Centro da cidade (fomos de van do centro de Cancún para lá, 10 PESOS a passagem), pois é mais barato do que na zona hoteleira. A Ilha tem um ótimo clima tranquilo, bem agitada pelo turismo, com seus carrinhos de golf que aluga-se por lá e com suas motocicletas.

Ficamos na “Playa Norte” – por sinal muito linda, fomos andando do terminal do ferryboat até essa praia, depois continuamos andando por mais uns minutos até o Resort Mia, e lá fizemos snorkel! Andamos pela rua “peatonal” no centrinho da Ilha. No final do dia, voltamos para o centro de Cancún.

Ao sair do ferry boat ao invés de pegar os táxis que tem “quase dentro da estação”, saímos dela, e fomos para a rua, passando em uma passarela, e lá pegamos uma van para o centro de Cancún, de novo 10 PESOS!

 

4° DIA NA CIDADE DE CANCÚN O QUE FAZER?

Este dia tínhamos livre para irmos a famosa zona hoteleira de dia e de noite, fomos de dia para conhecer as praias e de noite para ir a famosa Cocobongo.

Fomos de ônibus público vermelho do centro para zona hoteleira de Cancún – 10 pesos, assim paramos na redondeza da Praia Caracol (antes da praia, andamos pela rua da Cocobongo) e andamos até a Praia Tortuga, ambas bonitas, pelo percurso passamos pelas praias “ditas privadas dos resort” e, também, pela Praia Lagosta , pois os únicos acessos são essas duas praias ou vir pelos resorts.

De noite, regressamos na zona hoteleira, para ir a CocoBongo, boate bem famosa, com um diferente show ao vivo de performances, parecia o encontro de todos brasileiros em Cancún, foi o único lugar em Cancún que vimos brasileiros. Tanto, que a Cocobongo até homenageia o Brasil em suas performances. Compramos pela internet o bilhete da Cocobongo, com desconto especial ao openbar.

 
5° DIA NA CIDADE CANCÚN, NOSSA DESPEDINDO CANCÚN!
1° DIA NA CIDADE DE PLAYA DEL CARMEM O QUE FAZER? 
 
Neste dia saímos bem cedo de Cancún, fomos até a rodoviária do centro onde pegamos uma van (45 pesos) para a Playa del Carmem, hospedamos no Hostel Izsla Playa del Carmem. O transporte levou, aproximadamente, 1 hora e meia.
Chegando em Playa del Carmem, fomos andar pela cidade, pela rua peatonal e fomos até a praia.
2° DIA NA CIDADE DE PLAYA DEL CARMEM O QUE FAZER? 
 

Dia de partir para a Ilha Cozumel, fomos de transporte Ultramar, com saída de Playa del Carmem.

Cozumel é uma ilha com rochedos do lado que está em frente ao continente e com muitas ondas do lado do mar aberto, é reconhecida no mundo todo por seu mergulho. Andamos desde o Terminal em Cozumel dos ferryboat, até o aeroporto, lado norte da ilha, encontrei nessa área um ponto de mergulho: em frente ao mercado Botadero. Depois, andamos pelo centrinho com sua rua peatonal, chegamos a Paróquia São Miguel Arcanjo com sua Cruz Verde Maia Cristiana e fomos ao Mercado Público da ilha.

Após, caminhamos em busca de outro ponto de mergulho, em frente ao supermercado Mega, havia outro ponto maravilhoso.

Fiz o meu snorkel por minha própria conta, pois levei minha roupa de mergulho, meu colete e snorkel, e assim, detectei esses dois pontos de mergulho, o que foi suficiente para apreciar esse marzão! É importante ver como está o estado do mar, pra onde a corrente está levando, e, também, se há mais pessoas na região fazendo snorkel (se possível, pergunte a elas quanto a segurança, áreas boas). Quando entrei o mar estava jogando para o rochedo, então tive muita cautela na entrada e saída e, também, vi outras pessoas fazendo o snorkel, e isso aumentou minha segurança no local!

 

3° DIA NA CIDADE DE PLAYA DEL CARMEM O QUE FAZER? 

Neste dia fomos até o famoso sítio arqueológico doZona Arqueológical Tulum (80 pesos), fomos de van saindo de Playa del Carmem (45 pesos). Realmente, esse sítio arqueológico é maravilhoso, devido a proximidade com o mar. Vísitamos as ruínas, depois fomos para o centro de Tulum,no retorno para Playa del Carmem, paramos em Akumal (pagamos 100 pesos de acesso a praia, e nadando com bom snorkel vimos duas tartarugas, sem precisar pagar pelo tour).

4º DIA NA CIDADE DE PLAYA DEL CARMEM O QUE FAZER? 

 

Neste dia fomos ao parque Xcaret, como se fosse o Beto Carrero no Brasil ou a Disneylândia nos EUA. Com certeza, é um parque maravilhoso, lotado de atrações para todos os gostos, e ao final deliciado com o show México Espetacular.

Temos aproveitar cada segundo, assim, às 09:00 horas, quando o parque abriu, já estávamos lá. Fomos na mesma van que sai de Playa del Carmem até Tulum, e pedimos para parar na carretera federal (rodovia) na parada parque Xcaret. De lá, atravessamos a rodovia, pelo caminho indicado (por baixo da pista) e pegamos o ônibus público para Xcaret. Na volta fizemos o mesmo, porém às 21:00 horas da noite, na maior segurança.

Com certeza, foi um dos melhores momentos no México! Nosso roteiro no XCARET; fomos no rio subterrâneo Maia, saímos passamos pela área dos golfinhos, chegamos na praia e piscina natural para snorkel, passamos pela área das tartarugas, das raias, dos tubarões, pelo coral reef aquarium, jardim das borboletas, museu das bromélias, aviário, povoado maia com suas diferentes tendas, cemitério tradicional mexicano, aprendemos a fazer chocolate, vimos dança típica na Vila Maia,vimos o jaguar, passamos no Museu Mexicano de arte popular e ao final fomos ao México Espetacular!!!

Quando foi 23h30 saímos do hostel para pegarmos o ônibus para Belize City, empresa ADo, 270 pesos.

 

1º DIA NA CAYE CAULKER O QUE FAZER? 

Saímos de Playa de Carmen no início da madrugada, e às 07:00 horas estávamos na cidade de Belize, fomos andando pela região, e chegamos ao supermercado e ao ferry boar (Ocean Breeze, preço negociado pagamos 26 dólares beliziano de ida e volta no ticket da Cidade de Belize para a famosa ilha Caye Caulker (pronúncia “Ki Kaker”). Passamos, alguns minutos nessa Cidade de Belize, na qual retornaríamos em alguns dias.

Chegando em Caye Caulker fomos andando para a hospedagem Go Slow Guesthouse, a ilha é bem descolada, cheia de hostels e guesthouses, e um espirito caribenho!

Neste dia andamos pela ilha, vimos os peixes Tarpon, fomos a praia pública, também reservamos nosso passeio para o próximo dia de snorkel full day.

 

2º DIA NA CAYE CAULKER O QUE FAZER? 

Vimos que a ilha acorda tarde, o nosso passeio seria 09:00 da manhã! Grande dia do passeio de snorkek full day, dia de navegar, snorkel em Hol Chan reserva na segunda maior barreira de corais do mundo, snorkel com tubarões, snorkel em uma barcaça naufragada, snorkel para ver as tartarugas e os manatis.

 

3º DIA NA CAYE CAULKER O QUE FAZER? 

Fomos a ilha San Pedro (chamada de “Isla Bonita” na música da Madona), apesar de ser maior e famosa, identificamos mais com Caye Caulker; assim, ficamos apenas uma parte do dia, andando pela rua da praia e fomos até o rio! Depois, voltamos para nossa querida Caye Caulker!

 
1º DIA EM BELIZE CITY O QUE FAZER? 

Saímos bem cedo de Caye Caulker rumo a Cidade de Belize, antiga capital de Belize. Hospedamos no Caribbean Hotel.

No primeiro dia na Cidade de Belize exploramos o centro da cidade e exploramos a vida local, com seu comércio e comida de rua. Fomos ao letreiro BELIZE, ao farol, andamos pelas milhares de igrejas protestantes na cidade, passamos em frente ao Terminal dos Cruzeiros, fomos no Terminal dos ferry boats.

 
2º DIA EM BELIZE CITY. O QUE FAZER NA CIDADE DE BELIZE? O QUE FAZER EM BELMOPAN?

Nesse dia descobrimos lendo um livro escolar de Belize, que a Cidade de Belize não era mais a capital de Belize, então, pegamos o primeiro ônibus rumo a capital Belmopan!

Em Belmopan vimos um mercado típico, prédios do governo, antiga casa do primeiro-ministro, prédios locais! Só de estar por lá, e pisar nessa capital, foi bem importante para entender mais o povo de Belize!

 
3º DIA EM BELIZE CITY. O QUE FAZER NA CIDADE DE BELIZE? 

Neste dia aproveitamos a parte da manhã, para andar novamente no centro de Cidade de Belize, fui ao museu de Belize (10 dólares de Belize), fomos a Catedral, e andamos pela rua da Brodies (por sinal, encontramos lembrancinhas a um preço mais barato até o momento).

Ao meio-dia fomos para a cidade de Flores na Guatemala, passamos por toda saída de Belize (pagamos 20 USD de taxa de saída do país) e entramos na Guatemala Melchor. Chegamos, praticamente, ao anoitecer em Flores. Caminhamos para o Hostel Tikal backpackers, deixamos nossas coisas em um quarto de doze pessoas (que assustaram meus pais, mas faz parte de uma viagem econômica) e fomos ao meu favorito POLLO CAMPERo (rede de fast food de qualidade que amooooo). Que felicidade a estar de novo, nesse país que amo! S2!!!

 
1º DIA EM FLORES/GUATEMALA. O QUE FAZER EM FLORES – GUATEMALA? 


Neste dia fomos bem cedo para TIKAL (ingresso 150 quetzals), visitar esse famoso símbolo da Guatemala, um dos maiores tesouros maias já descobertos! Chegamos bem cedo, às 09:00 horas e ficamos até às 17:00 horas. Fomos de transporte público, da rodoviária local!

Ir Tikal é sem dúvidas realizar um sonho, brotado desde minha visita a Guatemala no ano passado, pois não pude ir na época! SONHO REALIZADO! MAIS UMA CASINHA MAIA VISITADA!!!

 
2º DIA EM FLORES/GUATEMALA. O QUE FAZER EM FLORES – GUATEMALA? 


Neste dia andamos até Santa Helena, do outro lado da ponte, fomos ao mercado local. É sempre bonito andar pelos mercados locais em qualquer local do mundo, principalmente na Guatemala. Experimentamos da comida local e pudemos ver a cultura em cada pessoa que encontramos. Depois, fomos nos shoppings em Santa Helena, mistura de tradicional com novo: Metroplaza Mundo Maya Shopping e MayaMall

 
1º DIA EM PALENQUE. O QUE FAZER EM PALENQUE – MÉXICO? 


Saímos de Flores bem cedo, e fomos para o terminal, de lá pegamos uma van para a fronteira El Ceibo por 50 quetzals (com México), após 5 horas chegamos na fronteira e saímos da Guatemala e entramos no México (575 pesos mexicanos para entrada no México por terra, por um período maior do que 7 dias). Da fronteira mexicana, pegamos uma van de Ceibo a Tenosique (por 50 pesos) por 1 hora e meia. Avisamos ao motorista que íamos a Palenque, assim ele parou em Tenosique perto do tuk tuk para Palenque. O tuk tuk por pessoa custou 9 pesos mexicanos, e depois, fomos na van de Tenosique a Palenque, pagando 80 pesos mexicanos por pessoa. Por fim, chegamos a Palenque, hospedamos no Hotel Canek – por sinal, ótimo e bem localizado!!! Andamos pelo centro, pela “calle peatonal” e na  praça principal tinha um evento de danças típicas!

RESUMINDO / PREÇOS POR PESSOA:

COMO IR DE FLORES A PALENQUE POR CONTA PRÓPRIA? COMO IR DE FLORES A PALENQUE DE TRANSPORTE PÚBLICO?

SAÍMOS DE FLORES ÀS 08H15 DA MANHÃ E CHEGAMOS EM PALENQUE ÀS 17:00 HORAS DA TARDE!!!

1° VAN – FLORES A SANTA HELENA TERMINAL – TUK TUK – 5 QUETZALS (5 MINUTOS);
2° VAN – SANTA HELENA TERMINAL A FRONTEIRA CEIBO – 50 QUETZALS (4-5 HORAS);
** CRUZAR AS FRONTEIRAS A PÉ – SAÍDA DA GUATEMALA E ENTRADA NO MÉXICO;
** PAGAR NO MÉXICO ENTRADA, SE FOR FICAR MAIS DE 7 DIAS NO PAIS, PAGAMENTO DE 575 PESOS MEXICANOS;
3° VAN – CEIBO FRONTEIRA (ANDAR DA FRONTEIRA UNS 800 METROS, E VERÁ AS VANS DO LADO ESQUERDO AO LADO DE UM RESTAURANTE)  ATÉ TENOSIQUE POR 50 PESOS MEXICANOS. NA VAN SAINDO DO CEIBO DIZER AO MOTORISTA QUE IRÁ PARA PALENQUE, ENTÃO VOCÊ NÃO IRÁ PARA O PONTO FINAL, MAS SIM, OS PONTO DOS TUK TUK QUE IRÃO PARA PERTO DO TRANSPORTE A PALENQUE;
4° TUK TUK PARA A ESTAÇÃO DE ÔNIBUS PARA PALENQUE – 7 PESOS;
5° VAN DE TENOSIQUE PARA PALENQUE – 80 PESOS MEXICANOS;

** TUK TUK (TOURITO) – TRANSPORTE COMUM NA AMÉRICA CENTRAL/DO NORTE

 
2º DIA EM PALENQUE. O QUE FAZER EM PALENQUE – MÉXICO? 

Saímos bem cedo, rumo a Zona Arqueológica de Palenque (80 pesos mexicanos o ingresso), fomos em transporte público. Ao final, de visitar a Zona arqueológica, passamos por uma trilha onde vimos cachoeiras e terminamos em frente ao museu de Palenque – incluído no bilhete. Restante do dia, caminhamos pelo cidade, pela calle peatonal e pela praça central.
3º DIA EM PALENQUE. O QUE FAZER EM PALENQUE – MÉXICO? 


Neste dia andamos pela cidade, fomos ao mercado público Guadalupe, experimentamos o pozol (bebida con “maiz” e “cacau”), fomos a praça de artesanato perto da cara do maia. À noite, viajamos para San Cristobal de las Casas, fomos de ADO.

1º DIA EM SAN CRISTOBÁL DE LAS CASAS. O QUE FAZER EM SAN CRISTOBÁL DE LAS CASAS – MÉXICO? 


Chegamos em San Cristobál de las casas, hospedamos no Hostel Casa di Gladys, ótimo e bem localizado. Nada melhor para conhecer uma cidade pequena como caminhar, caminhar e caminhar! E assim, caminhamos em Sán Cristobál de las Casas, descobrimos as calles peatonais (Calle peatonal Miguel Hidalgo), catedral, mercado público, mercado de artesanatos.

2º DIA EM SAN CRISTOBÁL DE LAS CASAS. O QUE FAZER EM SAN CRISTOBÁL DE LAS CASAS – MÉXICO? 


Continuamos nossa saga de andança por San Cristobál de las casas, andamos na Tranvia turístico El coleto (“como um vagão de trem que percorre a cidade, pagamos 50 pesos mexicanos), percorrendo os mercados, as calles peatonais de uma das cidades mais tradicionais do México, experimentamos todos doces e biscoitos típicos, além do famoso tazcolate (bebida maia). À noite, fomos para a Oaxaca.

1º DIA EM OAXACA. O QUE FAZER EM OAXACA – MÉXICO? 
Chegamos a Oaxaca, hospedamos no Hostal Zipolite Melchor Ocampo, fomos andar na cidade, passamos pelo mercado, praça central, experimentamos mezcal (típico da região).
2º DIA EM OAXACA. O QUE FAZER EM OAXACA – MÉXICO? 

Dia de ir a Monte Albán (entrada 80 pesos mexicanos), fomos de transporte público (60 pesos mexicanos o bilhete de ida e volta). Fomos ao Templo de San Domingo, um dos mais bonitos templos do México, com seus fios de ouros. À noite, fomos de ônibus para a Cidade do México.
1º DIA NA CIDADE DO MÉXICO. O QUE FAZER NA CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO? 

Chegamos cedinho no terminal TAPO LESTE, e fomos para o metro rumo ao hostel Ciudade de México. Visitamos o Zócalo, Centro Cultural de España en México, Catedral, Palácio Nacional (onde estão as obras de Dhiego Rivera), Tenochititlán, Museo Nacional de las culturas del mundo.

2º DIA NA CIDADE DO MÉXICO. O QUE FAZER NA CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO? 
Dia de visitar museu Frida Kahlo (ingresso 250 pesos mexicanos, com carteira de estudante há desconto para 50 pesos mexicanos), visitar o bairro Coyoacán, mercado de Coyoacán, museu de Diego Rivera-Anahuacalli, além de andar pelo centro da cidade.
3º DIA NA CIDADE DO MÉXICO. O QUE FAZER NA CIDADE DO MÉXICO – MÉXICO? 

Dia de continuar andando pelo centro da Cidade do México, andamos pela rua “chinesa” no México, fomos na “Artesanias ciudadela” (melhor local para comprar lembrancinhas na Cidade do México), fomos ao mercado San Juan com suas carnes exóticas (leão, tigre, búfalo, crocodilo, escorpião, etc), ao Mercado San Juan de artesanias (lindas por sinal), ao Mercado Público, Palácio de las Flores, Atrio de San Francisco (el jardim escultórico), Templo de San Francisco, Palácio de Bellas Artes (entrada gratuita no primeiro pavimento e no museu localizado neste).

4º DIA CIUDADE DO MÉXICO – DIA DE VOLTAR PARA O BRASIL

Dia de voltar para casa!!!

METRO NA CIDADE DO MÉXICO

METRO NA CIDADE DO MÉXICO E SUAS PARADAS PRINCIPAIS! COMO IR DE TRANSPORTE PÚBLICO A TEOTITHUACÁN? COMO IR DE TRANSPORTE PÚBLICO A BASÍLICA DE GUADALUPE? COMO IR DE TRANSPORTE PÚBLICO PARA O CENTRO DA CIDADE DO MÉXICO? COMO IR DE TRANSPORTE PÚBLICO AO MUSEU DE ANTROPOLOGIA? COMO IR DE TRANSPORTE PÚBLICO AO MUSEU FRIDA KAHLO? COMO SAIR DO AEROPORTO INTERNACIONAL BENITO JUAREZ DE METRO? COMO IR PARA O AEROPORTO INTERNACIONAL BENITO JUAREZ DE METRO?

O metro da cidade do México, foi nosso único transporte desde nossa chegada pelo Aeroporto Benito Juarez, até nossas andanças pela cidade e, posteriormente, em nosso regresso ao Brasil. Leve sempre o mapa do metro impresso em cor, facilitará sua vida, abaixo deixo algumas paradas que foram úteis em nossa andança pela Cidade do México:

– AEROPORTO BENITO JUAREZ – Parada Terminal Aerea (Linha 5 amarela);
– TEOTIHUACÁN – Parada AUTOBUSES DEL NORTE (Linha 5 amarela). Chegará ao terminal de ônibus e terá que ir na empresa Teotihuacán para compra do bilhete de ônibus;
– BASÍLICA GUADALUPE – Parada LA VILLA BASILICA (Linha 6 vermelha) e andará uns 10 minutos;
– CENTRO DA CIDADE DO MÉXICO – Parada Zócalo (Linha 1 azul);
– MUSEU DE ANTROPOLOGIA/BOSQUE CHAPULTEPEC/CASTELO CHAPULTEPEC – Parada Chapultepec (Linha 1 rosa) e andará uns 15 minutos;
– MUSEU FRIDA KAHLO – Parada Coyoacán (Linha 3 mostarda) e andará uns 15 minutos;
– XOCHIMILCO – Parada Tasqueña (Linha 2 azul). Depois continuar o trajeto de trem;

DICAS MÉXICO:

– CIDADE DO MÉXICO – Hospede perto do metro – assim, terá um eficiente transporte para todos os lugares;
– CIDADE DO MÉXICO – visite o Tlatelolco (ruínas aztecas);
– CANCUN – hospede no centro de Cancún, são apenas 10 pesos o ônibus do centro para zona hoteleira;
– ILHAS DAS MULHERES – pegue o ferry boat no centro da cidade, ao invés da região hoteleira – é mais barato no centro da cidade;
– ILHAS DAS MULHERES – compre ida e volta no ferryboat, é mais barato do que comprar separado!
– ILHAS DAS MULHERES – vá para o ferry boat “Puerto Juarez” de van do centro, sai a 10 PESOS.
–  CANCÚN COCOBONGO – compre ingresso pelo site da COCOBONGO, e ganhe desconto;
– CANCÚN – transporte para PLAYA DEL CARMEM de van é mais barato do que ir de ônibus;

– COZUMEL – se tiver coragem, colete e snorkel pode fazer seu próprio snorkel!
– COZUMEL – comprar ida e volta no ferry boat, garante o melhor desconto!
– AKUMAL – é possível ver tartarugas sem pagar o tour, tem que ter paciência e sorte;

COMIDA EM MÉXICO

TACOS
– bisteca – carne de rés
– al pastor – carne de porco grelhada
– guisado – cerdo/bacon
– carnitas – cerdo

– HUARACHE (frijol, lechuga, salsa, carne/bisteca

– OBREAS

– ALEGRIAS

– CONSOMÉ POLLO – caldo de frango

– GUISADO – pollo, res, pescado

SUPERMERCADOS NA CIDADE DO MÉXICO
– Bodega Aurrera;
– 7 eleven (loja de conveniência)

 

 

CIDADE DO MÉXICO

 CANCUN/PLAYA DEL CARMEM/TULUM/COZUMEL – MÉXICO/
CIDADE OAXACA

ALGUNS TELEFONES DE GUIAS DE TURISMO DE OAXACA:

+521  9531404892 – IZABEL
+ 521 9512632728 – SHULU
+521 9513037917 – PATTY

CIDADE DE BELIZE

 

MINHA FAMÍLIA SÓ VIAJA

O sonho de viajar moldou minha vida, e foi desde 2009 começou a virar realidade com bolsa de Intercâmbio em Portugal – nesta época teve inicio a primeira versão do blog. Sim, o mundo pareceu pequeno após o intercâmbio e nunca mais parei e sempre viajo nas folgas dos embarques de navio, e sempre levo minhas duas grandes companias – minha mãe Cida e meu pai João – e foi por isso, que recriamos este blog. Viajar é nosso hobby, nosso aprendizado e nossa vida! Esperamos te ajudar na sua missão viajar com este blog!